O “defeso” e nosso compromisso com o ecossistema marinho

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que nos faz refletir sobre nossa relação com a natureza, destacando a importância de adotarmos práticas e medidas cada vez mais eficazes na redução de impactos ou danos ambientais. É dever de todos os agentes da cadeia de produção assumir a responsabilidade de equilibramos nossa forma de interação e de uso dos recursos ambientais.

A preservação do ecossistema marinho passa pela observância de todas as normas e preceitos legais que estabelecem mecanimos de conservação dos ambientes e preservação das espécies, principalmente no que se refere à probições de pesca, proteção de áreas de reprodução, limitações de “carga”, períodos de “defeso” e uma série de outras medidas relevantes.

O “defeso”, em resumo, é um período específico em que a pesca de certas espécies de peixes e outros organismos aquáticos é proibida. Pode ser estabelecida delimitando-se proibições acerca de (i) espécies, (ii) áreas específicas, (iii) métodos de pesca, (iv) quotas e cargas limites, dentre outras formas. Tais normas costumam ser elaboradas por órgãos Federais e Estaduais competentes para tanto, como IBAMA, INEA, Ministérios e outras entidades.

O “defeso” permite que espécies e ecossistemas preservem seus ciclos naturais para que mantenham um nível de “sustentabilidade” adequado na relação com o ambiente marinho, evitando a pesca predatória e o esgotamento de recursos naturais. A longo prazo, a prática beneficia os pequenos pescadores, os consumidores, as indústrias e todos os agentes da cadeia de produção de alimentos.

A Peixaria Capitano se preocupa em respeitar todas as normas ambientais e em preservar uma relação saudável com todo o ecossistema, entregando não só um alimento de extrema qualidade e valor para nossos clientes, mas também a tranquilidade de contarem com uma marca que atua observando os mais elevados parâmetros de sustentabilidade.